Estivemos falando em Pequenas Lições sobre um assunto muito importante, o assunto do discipulado. Porque Jesus disse a Seus apóstolos: “Vão por todo o mundo, façam discípulos. Ensina-os a obedecer a tudo o que eu te ordenei ”(ver Mateus 28: 19-20).

É isso que Jesus quer. Esse deve ser o objetivo de todo ministro. Essa deve ser a declaração de missão de cada igreja . Isso é o que todos devemos buscar pessoalmente. E devemos nos avaliar.

Sou realmente um discípulo de Cristo?

Se você acreditou na mentira de que pode ser um crente em Jesus, mas não ser Seu discípulo, bem, essa é uma mentira terrível de se acreditar. Porque é mentira.

Se você não é um discípulo de Cristo, você não acredita Nele. Crença e discipulado são a mesma coisa. Os verdadeiros crentes são todos discípulos. Todos os discípulos, eles são os únicos verdadeiros crentes.

Se você disse: “Eu sou um crente, mas não sou um discípulo”, você ainda não é realmente um crente. Os pregadores e pastores que estão apresentando esse tipo de falsa dicotomia, eles estão prestando um enorme desserviço às suas congregações e aos seus ouvintes. Porque é tão fácil ver no Novo Testamento que isso está errado.

Os verdadeiros discípulos amam Jesus acima de tudo

Olhando para Lucas 14, onde Jesus, na frente de um grande grupo de pessoas que estão indo com Ele, para e diz a eles:

“Aqui está o que você tem que fazer. Se você não fizer isso, você não é Meu discípulo. ” A primeira coisa, Ele diz: “Você tem que odiar as pessoas que você naturalmente ama mais.” Nós interpretamos isso simplesmente como significando que meu amor por minha família, em comparação com meu amor por Jesus, quase se parece com ódio porque eu amo muito Jesus.

Amo Jesus de todo o coração, mente, alma e força porque acredito que Ele é Deus. E só Deus merece esse tipo de amor. É ótimo fazer a si mesmo a pergunta: “Eu amo Jesus supremamente? Isso se reflete no que faço na minha vida? Quando eu tenho que tomar uma decisão entre amar uma pessoa ou amar outra? ”

Novamente, nem sempre há um conflito. Amo muito minha esposa e meus filhos. Geralmente, não há conflito entre meu amor por minha esposa, meus filhos e meus netos e meu amor por Jesus. Na verdade, considero meu amor por minha esposa como parte da expressão de meu amor por Jesus, bem como por meus filhos e netos.

Os verdadeiros discípulos escolhem Jesus em vez da aprovação de seus entes queridos

Se Jesus está me dizendo: “David, quero que você passe dois meses no exterior todos os anos. Por causa disso, você vai se separar de sua família. ” E eu disse: “Não. Amo demais minha família ”, seria um sinal de que não O amo o suficiente e de que não sou Seu discípulo.

Ainda bem que em minha própria vida, pelo menos tenho a chance de avaliar isso por algumas das coisas que sinto que Deus está me chamando para fazer. Todos nós temos essas oportunidades, não é? Temos que tomar uma decisão. É Jesus ou essa pessoa que amo.

Algumas famílias – já ouvi histórias, fico feliz que isso nunca tenha acontecido comigo – onde o desafio é lançado pelos entes queridos dos cristãos. Eles dizem: “Se você vai fazer aquela coisa de Jesus, você não faz mais parte da nossa família”.

Isso acontece em todo o mundo em lugares onde outras religiões são muito dominantes. Essas pessoas tomam a decisão de seguir a Cristo. Eles deixam bem claro: “Nós amamos Jesus muito.” Você precisa pensar sobre isso. Todos nós precisamos pensar sobre isso. Olhe para sua vida. Isso reflete que você ama Jesus mais?

Os verdadeiros discípulos carregam a cruz

Quem não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. – Lucas 14:27

Quem vai discutir com Jesus? Ele é o Senhor. Ele sabe do que está falando. Você não pode ser Seu discípulo, diz Ele, a menos que tome sua cruz e o siga.

Parece improvável que Jesus quisesse dizer que deveríamos carregar literalmente uma cruz de madeira conosco aonde quer que fosse. Não vemos isso no livro de Atos. Eles não carregavam cruzes de madeira.

Deve ser um símbolo de algo. Bem, é obviamente um símbolo de morte, adversidade e sofrimento. No mínimo, significa que devemos estar dispostos a pagar um preço, a sofrer por causa de Jesus.

Crente e discipulo são a mesma coisa. Os verdadeiros crentes são todos discípulos.

Em algum momento, um soldado romano disse: “Pegue sua cruz e siga-me”. O que isso simbolizou foi o começo do fim. Nós vamos crucificar você agora.

Parte da sua punição é, como foi no caso de Cristo, você tem que carregar sua cruz. Aqui está a viga de madeira. Vamos chicotear em você e você vai carregá-lo. Então vamos pregar você nisso.

Você pode imaginar as esposas dizendo aos maridos: “Querido, sei que você odeia pagar esses impostos aos romanos. Mas o coletor de impostos está descendo a rua agora. Por que você não pega um pouco de dinheiro, pega sua cruz e vai pagar o cara? ”

Você pode imaginar pais dizendo aos filhos: “Filho, sei que você odeia cavar a latrina. É um trabalho sujo e fedorento. Mas apenas pegue sua cruz e faça isso. ” Independentemente de ser uma expressão comum ou não, representa claramente um abraço de sofrimento, rejeição.

Você está disposto a ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo?

Claro, você vai conseguir isso de alguma forma ou estilo quando seguir a Cristo. Conte com o custo.

Você é Seu discípulo, disposto a sofrer vergonha por Ele? Você está disposto a ser condenado ao ostracismo, a ser visto como um estranho?

Deixe seu comentário!Cancelar resposta

error:
Sair da versão mobile