Diz-se que Apolônio de Tiana foi um filósofo neo-pitagórico, milagreiro, professor e viajante. Alguns o comparam a Jesus Cristo. Outros dizem que ele foi a inspiração para a história de Jesus Cristo. 

Outros ainda dizem que Apolônio de Tiana foi abandonado em favor de Jesus Cristo quando os cristãos decidiram em quem acreditar era o verdadeiro filho de Deus. Como Jesus Cristo, a história da vida de Apolônio de Tiana está em questão. 

A história é bastante real e bastante antiga, mas e o homem e seus milagres?

Comparando datas de nascimento

A data de nascimento precisa de Apolônio de Tiana é desconhecida. A data de nascimento de Jesus Cristo também é desconhecida, mas às vezes afirmada e especulada. No entanto, geralmente se pensa que os dois viveram na mesma época. 

As estimativas mais comuns para seu nascimento colocam em torno de 15 EC e sua morte em torno de 100 EC, embora alguns citem sua vida útil como “mais de 100 anos”, o que tornaria essas datas imprecisas. Outra torção na estimativa é que alguns dizem que ele era mais velho que Jesus Cristo. 

As datas acima o tornariam um pouco mais jovem do que a data comumente citada do nascimento de Jesus Cristo.

Como não há fontes contemporâneas para nenhum de seus nascimentos, não há como saber quais dessas estimativas, se houver, estão corretas. Podemos dizer que se Apolônio de Tiana viveu, ele o fez no primeiro século. Se Jesus também viveu, ele o fez no mesmo século que Apolônio de Tiana.

Crenças, Milagres e Oração

As semelhanças de Apolônio de Tiana com Jesus Cristo são inegáveis. Dizem que ambos subiram ao céu. Há histórias de ambos realizando milagres. Ambos eram mestres espirituais. No entanto, eles não tinham crenças idênticas.

Jesus ensinou a seus seguidores que Deus responde às orações. Apolônio de Tiana acreditava em um Deus que era puro intelecto e ensinou a seus seguidores que a única maneira de conversar com Deus era através do intelecto. Ele ensinou que orações e sacrifícios eram inúteis e que Deus realmente não queria conversar com os homens.

Os deuses não precisam de sacrifícios, então o que se pode fazer para agradá-los? Adquira sabedoria, parece-me, e faça todo o bem ao seu alcance para aqueles humanos que o merecem.

Se isso for verdade, Apolônio e Jesus Cristo estariam em competição um com o outro se pregassem nas mesmas áreas. Alguns dizem que eles eram e eles fizeram.

Eles se conheceram?

O nome de Apolônio de Tyana deriva de onde ele nasceu – Tyana na Capadócia. Isso é na Turquia moderna. Diz-se que ele também viajou para a Grécia e Síria. Jesus Cristo viajou pelo Oriente Médio. 

Há também alegações de que Cristo foi para a Índia durante os anos de sua vida para os quais a Bíblia não explica. Portanto, há uma chance de os dois se cruzaram e competiram entre si por seguidores.

No entanto, as semelhanças também podem ser explicadas por histórias de crossover. Além disso, não há absolutamente nenhuma menção de Apolônio de Tiana nas histórias de Jesus e não há menção de Jesus nas histórias de Apolônio. 

Além da especulação, não há razão para acreditar que os dois já se conheceram, se é que existiram.

Milagres

Quando se trata dos milagres de Apolônio de Tiana, a veracidade dessas afirmações recai sobre crenças pessoais. Diz-se que ele teve uma visão da morte do imperador Domiciano como ocorreu. Ele supostamente limpou um menino de demônios ou um demônio. 

Algumas histórias de sua morte, que também é um mistério, dizem que ele desapareceu durante o julgamento por “magia” e ascendeu ao céu. Essas histórias não podem ser comprovadas.

Prova de Existência

A questão mais premente, que é a de sua existência, é na verdade o mistério menos complicado sobre Apolônio de Tiana. A biografia mais extensa e mais antiga sobre o homem é uma obra de Filóstrato escrita em 225 EC. Isso não faz nada para provar sua existência. 

Não há como dizer se as fontes citadas por Filóstrato realmente existiram ou se ele as inventou. Ele certamente nunca conheceu o homem. No entanto, existem inúmeras cartas e obras de Apolônio de Tiana que existem até hoje. Desta forma, Apolônio é mais provável do que Jesus Cristo.

Muitos dos documentos propostos provavelmente são fraudes. No entanto, pelo menos um em particular – um trecho de seu “Sobre os sacrifícios” – é considerado genuíno, como em uma peça escrita pelo próprio Apolônio de Tiana.

Não é absolutamente certo que Apolônio viveu. No entanto, é mais fácil entreter do que histórias de outros milagreiros que apareceram centenas de anos após suas mortes e que não deixaram nenhum escrito contemporâneo.

Deixe seu comentário!Cancelar resposta

error:
Sair da versão mobile