No evangelho de Mateus, Jesus pediu a Seus ouvintes que entendessem uma realidade intangível que eles não podiam ver com seus olhos físicos — o reino de Deus. Ele sabia que eles só poderiam compreender essa realidade com os olhos do coração, então escolheu usar histórias — o que comumente chamamos de parábolas — para ilustrar Seu significado.

Uma parábola é uma história alegórica destinada a ilustrar ou ensinar uma verdade, muitas vezes fazendo uso de objetos concretos como a representação simbólica de um significado abstrato. Por exemplo, Jesus usou pequenos objetos que muitas vezes são escondidos – sementes no solo, uma pérola dentro de uma ostra, um tesouro enterrado no subsolo – para descrever como a mensagem do evangelho é implantada no coração daqueles que se curvam em fidelidade a Ele. . Mais tarde em Seu ministério, Ele falou sobre o fermento que faz o pão crescer e as árvores adultas nascidas das sementes para descrever como essa verdade cresce e dá frutos no coração de Seus seguidores.

Jesus usou tantas parábolas em Seus ensinamentos que isso levanta a questão: Por que Jesus escolheu se comunicar dessa maneira? Por que Ele não falou francamente às multidões que se reuniram ao Seu redor?

Parábolas confirmam quem são verdadeiros ouvintes e quem não são

Os próprios discípulos de Jesus pareciam confusos sobre Seu uso de parábolas, porque perguntaram a Ele sobre isso em Mateus 13:10. Jesus respondeu-lhes:

“A vós foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não foi dado… É por isso que lhes falo por parábolas, porque vendo não veem, e ouvindo não ouvem. ouvem, nem entendem… Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem” (Mateus 13:11,13,16).

Jesus frequentemente concluía Suas parábolas dizendo: “Quem tem ouvidos, ouça” (Mt 13:9). Os ouvidos a que Ele se referiu são os ouvidos do coração, e ouvir com esses ouvidos significa entender e responder ao significado mais profundo da história. Segundo Jesus, os discípulos entenderam o significado espiritual das parábolas, mas muitos na multidão não. As multidões, disse Ele, referindo-se a Isaías 6:9-10, não queriam entender:

“Com efeito, no caso deles cumpre-se a profecia de Isaías que diz: ‘Realmente ouvireis, mas nunca compreendereis, e verdadeiramente vereis, mas nunca percebereis.’ Pois o coração deste povo se tornou insensível, e com seus ouvidos eles mal podem ouvir, e seus olhos eles fecharam, para que não vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos e entendam com o coração e se convertam, e eu os cure’ (Mateus 13:14-15).

Assim como o povo se recusava obstinadamente a aceitar as proclamações de Isaías sobre Deus, Jesus disse que as multidões de Sua época eram igualmente culpadas. Eles não desejavam a verdade, então ela foi “escondida” deles em parábolas.

Os discípulos, por outro lado, viram e acreditaram, ouviram e entenderam – um presente de Deus, pois Ele abriu seus olhos espirituais e lhes deu visão. Eles acreditavam que Jesus era o Messias, e sobre esta verdade cada discípulo iria crescer ou, como Jesus disse, “Ele terá em abundância” (Mateus 13:12).

Parábolas Confirmam Profecia

Mateus registra uma segunda razão significativa pela qual Jesus usou parábolas em Mateus 13:34-35:

“Todas essas coisas Jesus disse às multidões em parábolas; na verdade, ele não disse nada a eles sem uma parábola. Isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei minha boca em parábolas; Vou revelar o que está oculto desde a fundação do mundo’”.

Frequentemente chamado de “livro-ponte” porque conecta as profecias e promessas do Antigo Testamento a respeito do Messias a Jesus Cristo, Mateus também conecta o uso de parábolas por Jesus com o cumprimento da profecia. Em outras palavras, o estilo de comunicação de Jesus foi um sinal entre muitos de que Ele era o tão esperado Messias.

Parábolas Cruzam Culturas e Gerações

A tarefa de Jesus era comunicar Sua mensagem de uma forma que estendesse o convite para o reino de Deus através de culturas, eras, gerações e idiomas por séculos. Assim como um livro infantil, Ele usou figuras envolvendo objetos comuns e cotidianos — sal, luz, pão, ovelhas, sementes — e experiências humanas comuns — trabalho, casamento e trabalho de parto — para ilustrar verdades intangíveis. Porque Ele usou parábolas, Ele permite que qualquer um que queira ser um verdadeiro “ouvinte” entenda e entre no reino de Deus, não importa sua língua ou cultura.

As parábolas obrigam o ouvinte a entrar na história

Como ouvintes, nos envolvemos de maneira diferente com os fatos e com as histórias. A informação factual envolve a mente, mas muitas vezes impede que o intangível se torne tangível e memorável. Não podemos sentir, imaginar ou nos envolver no nível do coração com os fatos da mesma forma que podemos com as histórias. As histórias acrescentam nuances e cores à verdade de uma forma que permanece conosco por muito tempo depois de ouvi-las.

Jesus despertou magistralmente a imaginação e as emoções de seus ouvintes por meio do uso de parábolas. Em outras palavras, Ele envolveu os ouvidos do coração, chamando as pessoas para se tornarem vivas para as realidades intangíveis do reino de Deus. E quando o coração está envolvido, o ouvinte entra na história, tornando-se ele próprio um personagem. Por exemplo, ao compartilhar a parábola do filho pródigo, Jesus nos pediu para nos colocarmos no lugar e nas perspectivas de vários personagens simbólicos: o pai, o filho pródigo e o irmão mais velho. Ao entrar na história, aprendemos o caráter e a natureza de nosso gracioso Deus. E instantaneamente percebemos se somos ou não o filho pródigo ou o irmão mais velho e como devemos responder.

Como entramos na história, então nos lembramos dela. Em uma cultura oral como a de Jesus, isso teria sido especialmente importante em Sua mensagem. Mas também é importante para nós, Seus ouvintes modernos. Assim como meus companheiros membros da igreja se lembraram da ilustração da torta de noz-pecã muito depois do fim do sermão de Kyle, as parábolas de Jesus são um presente para nós quando buscamos entender as realidades intangíveis do reino. Eles pegam as verdades do evangelho e criam uma impressão mais profunda e memorável.

Deixe seu comentário!Cancelar resposta

error:
Sair da versão mobile