O que é a Síndrome do Choque Tóxico?

A síndrome do choque tóxico é uma complicação rara e com risco de vida, de certos tipos de infecções bacterianas.

Muitas vezes, a síndrome do choque tóxico resulta de toxinas produzidas pelas bactérias Staphylococcus aureus (staph), mas a condição também pode ser causada por toxinas produzidas pelas bactérias estreptococos do grupo A (estreptococos).


A síndrome do choque tóxico pode afetar qualquer pessoa, incluindo homens, crianças e mulheres na pós-menopausa.

Os fatores de risco para a síndrome do choque tóxico incluem feridas na pele, cirurgia e uso de tampões e outros dispositivos, como xícaras menstruais, esponjas contraceptivas ou diafragmas.

Sintomas

Os possíveis sinais e sintomas da síndrome do choque tóxico incluem:

  • Febre alta repentina
  • Pressão sanguínea baixa
  • Vômitos ou diarréia
  • Uma erupção cutânea semelhante a uma queimadura de sol, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés
  • Confusão
  • Dores musculares
  • Vermelhidão dos olhos, boca e garganta
  • Convulsões
  • Dores de cabeça

Quando consultar um médico

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver sinais ou sintomas da síndrome do choque tóxico. Isso é especialmente importante se você usou recentemente tampões ou se tem uma infecção de pele ou ferida.

Causas

Mais comumente, as bactérias Staphylococcus aureus (staph) causam a síndrome do choque tóxico. A síndrome também pode ser causada por bactérias estreptococos do grupo A (estreptococos).

Fatores de risco

A síndrome do choque tóxico pode afetar qualquer pessoa. Cerca de metade dos casos da síndrome do choque tóxico associada às bactérias estafilococos ocorre em mulheres em idade menstrual; o restante ocorre em mulheres mais velhas, homens e crianças. A síndrome do choque tóxico estreptocócico ocorre em pessoas de todas as idades.

A síndrome do choque tóxico tem sido associada a:

  • Tendo cortes ou queimaduras na pele
  • Tendo realizado cirurgia recente
  • Usando esponjas contraceptivas, diafragmas, tampões superabsorventes ou xícaras menstruais
  • Ter uma infecção viral, como gripe ou varicela

Complicações

A síndrome do choque tóxico pode progredir rapidamente. As complicações podem incluir:

  • Choque
  • Insuficiência renal
  • Morte

Prevenção

Os fabricantes de tampões vendidos nos Estados Unidos não usam mais os materiais ou desenhos associados à síndrome do choque tóxico.

Além disso, a Administração de Medicamentos e Alimentos dos EUA exige que os fabricantes usem medidas e rótulos padrão para absorção e imprimam diretrizes nas caixas.

Se você usar absorventes internos, leia os rótulos e use o absorvente mais baixo possível. Troque os tampões com frequência, pelo menos a cada quatro a oito horas.

Alterne o uso de absorventes internos e absorventes internos e use minipads quando o fluxo for leve.

A síndrome do choque tóxico pode ocorrer novamente. As pessoas que tiveram uma vez podem obtê-lo novamente.

Se você já teve síndrome de choque tóxico ou infecção prévia por estafilococos ou estreptococos, não use tampões.

Deixe seu comentário!