As pessoas às vezes caracterizam um determinado pregador como um professor melhor do que um pregador. Embora pessoas diferentes possam significar coisas diferentes ao descrever alguém como um pregador ou professor, muitas pessoas hoje geralmente pensam em pregar como falar vigorosamente, ter um comando pronto das escrituras, aplicar e usar ilustrações e depois exortar as pessoas a seguirem os conceitos bíblicos. Por ensino, muitas pessoas hoje querem dizer apresentar uma passagem da escritura, comentá-la e fazer explicações para tornar claro o significado da passagem bíblica. Claro, alguma sobreposição de pregação e ensino é geralmente reconhecida.

No entanto, essa caracterização geralmente tem mais a ver com noções modernas ou o que constitui pregação e ensino do que com a maneira como a Bíblia usa os termos para pregação e ensino. O significado primário associado à natureza da pregação no Novo Testamento vem do fato de que a palavra grega usada com mais frequência para descrever um pregador era a de arauto. Um arauto era aquele que anunciava uma mensagem, geralmente do rei ou de alguma outra autoridade governante, para aqueles que nunca a tinham ouvido antes. A pregação nos tempos do Novo Testamento, portanto, relacionava-se principalmente com o anúncio de boas novas. No Novo Testamento, o conteúdo dessas boas novas girava em torno dos temas de Jesus, Cristo, a palavra, o evangelho e o reino.

Por outro lado, a natureza do ensino nos tempos do Novo Testamento era principalmente explicar idéias e suas implicações e exortar as pessoas a viverem de acordo com os valores declarados. Enquanto a mensagem pregada era a mensagem anunciada, a mensagem ensinada era a mensagem explicada, esclarecida e aplicada, com exortação para viver de acordo com ela. Enquanto a mensagem pregada (anunciada) tinha principalmente o propósito de conversão, a mensagem ensinada (explicada, esclarecida, aplicada, com exortação) tinha principalmente o propósito de edificar a fé, a convicção cristã e o caráter.

Essencialmente, a pregação lança as bases para o ensino, assim como um anúncio lança as bases para comentários posteriores. Ambos têm a mesma mensagem. Seus pontos de ênfase diferem. Enquanto o conteúdo da pregação pode ser definido estritamente, o conteúdo do ensino é definido em termos amplos. Enquanto a Grande Comissão em Mateus exige que “façamos discípulos”, Marcos declara que devemos “pregar o evangelho” (Mateus 28:19-20; Marcos 16:15). Mateus se baseia nisso, no entanto, para dizer que, depois que os discípulos forem feitos, devemos “ensinar-lhes todas as coisas que eu lhes tenho ordenado”. O trabalho de Paulo em Roma é descrito como “pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28:31). O próprio Paulo usou esses conceitos de pregação e ensino quando disse: “A este pregamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo Jesus” (Colossenses 1:28). O padrão é consistente – a pregação (fazer anúncio) precede o ensino (explicação, esclarecimento, aplicação, exortação).

No entanto, esta distinção entre pregação (como anúncio aos não convertidos) e ensino (como explicação, esclarecimento, aplicação e exortação aos já informados), mesmo nos tempos do Novo Testamento, nem sempre foi clara. Às vezes, as pessoas falavam indistintamente sobre a prática do ensino e da pregação. Assim, enquanto Mateus 4:23 declara que Jesus estava “ensinando nas sinagogas”; Marcos e Lucas indicam que ele estava “pregando” (Marcos 1:39, Lucas 4:44). Em Jerusalém, os mesmos apóstolos que “anunciavam em Jesus a ressurreição dos mortos” estavam ao mesmo tempo “ensinando o povo” (Atos 4:2). Enquanto o termo pregação refere-se consistentemente à mensagem anunciada, o termo ensino pode ter pessoas como objeto.

Em Antioquia, o trabalho de Paulo e Barnabé é descrito como “ensinando e pregando a palavra do Senhor” (Atos 15:35). Uma vez que o ensino é mencionado antes da pregação neste versículo, pode ser que a ênfase principal de seu trabalho neste lugar e época fosse ensinar os irmãos, enquanto sua ênfase secundária era pregar aos não convertidos. De qualquer forma, pregação e ensino andam juntos. Quem prega (anuncia aos não convertidos) geralmente também ensina (explica, esclarece, aplica e exorta aqueles que já estão familiarizados com o que já foi anunciado).

Como a maioria dos pregadores, Paulo parece, durante sua vida, ter tido seu maior sucesso como professor. Ele continuou um ano e seis meses em Corinto “ensinando entre eles a palavra de Deus” (Atos 18:11). Paulo aparentemente ficou mais tempo em Éfeso do que em qualquer outra cidade. Seu ministério foi principalmente o de ensinar na escola de Tryannus. Porque ele ensinou dois anos naquela escola “todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos” (Atos 19:10). Essa experiência pode ou não estar na mente de Paulo quando ele escreveu a Timóteo que “as coisas que você ouviu de mim entre muitas testemunhas, transmita-as a homens fiéis, que também sejam capazes de ensinar a outros” (2 Timóteo 2:2 ).

Ao servirmos como porta-vozes de Deus, seja em congregações, escolas ou como missionários em países estrangeiros, quer estejamos principalmente anunciando as boas novas ou explicando, esclarecendo, aplicando e exortando aqueles que já as ouviram, precisamos estar envolvidos em ambos pregando e ensinando a palavra do Senhor.

Deixe seu comentário!Cancelar resposta

error:
Sair da versão mobile