No Evangelho de João, uma frase muito importante, dita por Jesus, é repetida sete vezes. Jesus repete as palavras “eu sou”. Nesta repetição vemos a plenitude de Seu caráter.

O Pão da Vida

E Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” -João 6:35

Jesus falou essas palavras depois de uma noite tranquila sozinho no deserto. Ele fugiu para este deserto após o milagre de alimentar 5.000 homens (e mais mulheres e crianças) com apenas cinco pães e dois peixes. Após esse milagre e essas palavras, o povo, de alguma forma, ainda pediu um sinal para que pudessem acreditar Nele. Afinal, eles argumentaram, seus ancestrais tinham o maná. Jesus assegurou-lhes que, embora seus ancestrais tivessem recebido o maná, eles estavam mortos. Ele ofereceu o tipo de Pão que quem comesse jamais morreria.

Jesus, como o Pão da Vida, oferece a cada um de nós a vida eterna.

Luz do mundo

Então Jesus lhes falou novamente, dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. -João 8:12

Jesus pronunciou essas palavras para um grupo que presenciou uma cena incrível. Ensinando no templo, uma mulher apanhada em adultério foi levada a Jesus. Enquanto os acusadores tentavam enganar Jesus perguntando se Ele achava que a mulher deveria ser apedrejada, Jesus escreveu em silêncio na areia. Os acusadores evaporaram e a mulher envergonhada foi libertada com perdão e admoestação para se afastar da escuridão. Agora, voltando-se para o restante do povo reunido, Jesus lhes diz que Ele é a Luz do mundo.

Jesus, como a Luz do mundo, oferece uma escolha entre a escuridão do pecado e a luz brilhante de uma vida em Sua presença.

A porta

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará e sairá e encontrará pastagem.” -João 10:9

Como Deus Se descreve para Sua criação? Em João 10, Jesus tocou em algo familiar para cada um de Seus ouvintes – pastorear. Provavelmente, os balidos das ovelhas próximas ecoaram atrás Dele enquanto Ele falava. Qualquer um que entrasse sorrateiramente em um redil por qualquer meio além da porta não estava lá legitimamente. O único acesso legítimo às ovelhas era pela porta.

Jesus é essa Porta e só Ele oferece o verdadeiro caminho da salvação.

Bom pastor

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” -João 10:11

Jesus é a Porta e muito mais. Ele é o Pastor—Aquele cuja voz as ovelhas conhecem e confiam. O Pastor protegerá e salvará as ovelhas a qualquer custo.

Jesus, como o Bom Pastor, morreu para salvar cada um de nós.

A ressurreição e a vida

Jesus disse a ela: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?” -João 11:25, 26

As amigas de Jesus, Maria e Marta, estão perturbadas. Jesus chegou tarde demais – o irmão deles, Lázaro, está morto. A enlutada Marta o ouve dizer: “Seu irmão ressuscitará”, e ela responde com fé, afirmando que ele ressuscitará nos últimos dias. Mas Jesus tem outros planos mais imediatos para Lázaro.

Jesus, a Ressurreição e a Vida, ressuscitará todos os que crerem nos últimos dias, assim como ressuscitou Lázaro.

O Caminho, a Verdade e a Vida

Jesus lhe disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. -João 14:6

Tomé e o restante dos discípulos de Jesus não conseguiam compreender que Ele os deixara. Ele os advertiu – em várias ocasiões – mas eles não pareciam aceitar. Enquanto eles lutavam com isso, Jesus os ajudou a ver o Pai e a entender que eles eram um.

Jesus, como o Caminho, a Verdade e a Vida, é Deus, e é a nossa única Fonte de salvação.  

A videira

“Eu sou a videira, vós as varas. Quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” -João 15:5

Enquanto Jesus falava, as vinhas pendiam carregadas de frutos maduros por toda a região. Seus ouvintes entendiam o significado da videira e a dependência que os ramos tinham da fonte de nutrição e água.

Jesus, como a Videira, é nossa Fonte de vida — vida hoje e vida eterna.

O Evangelho de João registra esta frase repetida “eu sou” sete vezes. Cada repetição adiciona outra camada de compreensão de Seu caráter até que vejamos Sua forma perfeitamente.

Deixe seu comentário!Cancelar resposta

error:
Sair da versão mobile